quinta-feira, 31 de março de 2011

Distúrbios de aprendizagem

A massificação da educação e o despreparo dos professores tem nos apresentado, com frequência, uma série de dificuldades na aprendizagem as quais não ocorriam nessa mesma percentagem há anos atrás.
Tais dificuldades, chamadas de distúrbios de aprendizagem ocorrem, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, durante o processo de alfabetização e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Nós, adultos, sabemos, perfeitamente, a melhor maneira que cada um de nós prefere para aprender. Uns necessitam de escrever, outros fazem sinóticos, outros necessitam ouvir e assim por diante.
Com as crianças o processo é o mesmo.. Há alunos que necessitam mudar o método de alfabetização para que possam aprender. Infelizmente, como o professor alfabetizador desconhece a riqueza e quantidade de tais métodos, julgam mais fácil rotular o aluno como "disléxico". A culpa recai sempre sobre o professor. Deveria cair sim, na sua preparação, pois nada sobre o assunto lhe foi ensinado.
Exemplifico com um caso de um aluno da 5ª série ( 6º ano) do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual. Verificando que o aluno era indisciplinado e nada aprendia, rotularam-no como "disléxico". Após todo o procedimento necessário ao diagnóstico conclui que o aluno apresentava escolaridade para acompanhar a 2ª série do Ensino Fundamental. Não era disléxico, absolutamente.Solicitei à mãe do aluno para conversar pois, não havia realizado anamnese, por circunstâncias particulares. A história escolar do menino era a seguinte:- cursou a 1ª série no Rio Grande do Norte. Mudando-se para Guarulhos, devido à sua idade, 10 anos, colocaram-no na 4ª série. Ao mudar-se para esse município, foi matriculado na 5ª série. Obviamente que o aluno não realizava tarefas e era indisciplinado.
Demonstrando a necessidade de adequação do método relativamente ao adulto, tive oportunidade de atuar junto a uma aluna que dominava o alfabeto porém não conseguia ler. Após procedimentos necessários, adeqüei o método à sua dificuldade. Imediatamente leu algumas palavras propostas.
Quantos casos semelhantes temos em nossa educação!!!.
Não é dada a devida importância aos professores de Educação Infantil e aos professores alfabetizadores. Os primeiros para detectarem dificuldades e os outros para saberem adequar os métodos às dificuldades apontadas.
É necessário que o professor alfabetizador conheça os métodos analíticos, sintéticos e mistos e o mais importante, todas as modalidades nas quais os métodos se dividem.
O método global (conto, sentenciação, palavração), o sintético ( silabação, fonético, alfabético) e as inúmeras modalidades dos métodos mistos.
Caso houvesse um melhor preparo ao professor alfabetizador, com certeza, não haveria a quantidade que existe de analfabetos funcionais, como tem acontecido.
A base de todo conhecimento futuro de todo educando é a alfabetização realizada com método e modalidade adequados à maneira de aprender do aluno.
Faz-se necessário que o professor alfabetizador, de crianças e adultos, receba maiores informações e conhecimento, sem o que as retenções nas 1ª séries , dificilmente serão controladas

Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão- pedagoga; psicopedagoga;secretária da educação de 1997 a 2000 (Piracaia-SP); diretora de escola

Referências bibliográficas:
Romero, J.F. Os atrasos matirativos e as dificuldades de aprendizagem
França.C Um novato em psicopedagogia- In SISTO, F et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar Petrópolis, RJ: Vozes, 1994
Rubstein, E A especificidade do diagnóstico psicopedagógico
Mutti,Juliana Z- Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem-artigo


Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Dificuldade De Aprendizagem Ou De Ensinagem? publicado 8/10/2008 por Maria Edmir Maranhão em http://www.webartigos.com

Quer publicar um artigo? Clique aqui e crie já o seu perfil!

Maria Edmir Maranhão

Professora, pedagoga, psicopedagoga, , secretária da educação de 1997 a 2000.-Piracaia -SP Diretora do Instituto Educacional Humanitas de Piracaia Nascimento:São Paulo- capital, 30 de abril de 1938. Coordenadora pedagógica e professora do magistério no Colégio XII de Outubro, professora de didática e metodologia Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria -SP

Ler outros artigos de Maria Edmir Maranhão
Não encontrou o que procurava?

Artigos Relacionados
Dificuldade de Aprendizagem - Alfabetização

13 Comentários em "Dificuldade De Aprendizagem Ou De Ensinagem?"
Vera Lucia H.S Fiorelini at 21 Oct 2008 10:57:58 AM BRT Vera Lucia H.S Fiorelini Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 10:57:58 AM BRT
Achei o artigo bastante objetivo e útil para os gestores em educação.Nós necessitamos de artigos deste tipo: prárticos e orientadores
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)

Helena Maria A. Negrini at 21 Oct 2008 11:05:29 AM BRT Helena Maria A. Negrini Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:05:29 AM BRT
Todos os orientadores pedagógicos deveriam tomar conhecimento desse artigo, orientando seus professores, evitando retenção nas primeiras séries
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)

Helena Maria A. Negrini at 21 Oct 2008 11:09:15 AM BRT Helena Maria A. Negrini Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:09:15 AM BRT
Excelente para os gestores orientarem seus professores evitando retenção no 1º ano
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)

Hermínia Magarotto at 21 Oct 2008 11:13:33 AM BRT Hermínia Magarotto Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:13:33 AM BRT
É necessário que o artigo seja publicado nas revistas de educação a fim de divulgá-lo pois, é de interesse de todos orientadores de Educação Infantil e de 1º ano
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)

Hermínia Magarotto at 21 Oct 2008 11:15:15 AM BRT Hermínia Magarotto Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:15:15 AM BRT
O artigo deve ser mais divulgado nas revistas de educação para que todos os interessados tenham acesso
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)


Hermínia Magarotto at 21 Oct 2008 11:16:31 AM BRT Hermínia Magarotto Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:16:31 AM BRT
Por favor, publiquem este artigo nas revistas especializadas em educação, por sua uitlidade
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Lenir Provenzano at 21 Oct 2008 11:21:05 AM BRT Lenir Provenzano Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 21 Oct 2008 11:21:05 AM BRT
Gostaria de receber mais artigos da autora. É orientador e objetivo
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)

Silvana Maranhão at 22 Oct 2008 12:43:33 PM BRT Silvana Maranhão Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 22 Oct 2008 12:43:33 PM BRT
Conteúdo valioso para educadores e pais de crianças com "dificuldades " de apredizagem. Estou certa que a autora, com sua vasta experiência , pode contribuir com outros importantes artigos sobre educação.
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Rosa Lina Canton at 22 Oct 2008 12:57:34 PM BRT Rosa Lina Canton Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 22 Oct 2008 12:57:34 PM BRT
Enfim,uma LUZ para necessária reforma no Ensino Fundamental.
Artigo EXCELENTE
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Adriana Silva Souza at 22 Oct 2008 2:26:49 PM BRT Adriana Silva Souza Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 22 Oct 2008 2:26:49 PM BRT
Este artigo é muito importante para mães, que como eu, em breve terão seus filhos iniciando a vida escolar.
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Luiza Helena Tamassia da Silva Mariano at 27 Oct 2008 6:03:08 PM BRT Luiza Helena Tamassia da Silva Mariano Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 27 Oct 2008 6:03:08 PM BRT
Adorei o artigo, pois além de esclarececedor nos orienta e da formação são artigos como estes que deveriam ser dicutidos nas reuniões pedagógicas e nas HTPs.
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Cássia at 11 Nov 2008 10:27:23 AM BRT Cássia Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 11 Nov 2008 10:27:23 AM BRT
Maravilhos este artigo, que as mães e professores leiam muito
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Eliane Viana at 30 Dec 2008 11:02:40 AM BRT Eliane Viana Avaliação: Sem nota ( Autor)

comentou em 30 Dec 2008 11:02:40 AM BRT
Achei muito interessante, e gostaria de receber mais artigos seu.
(Responder este comentário)
(Cancelar resposta)
(Respostas desabilitadas)



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/9964/1/Dificuldade-De-Aprendizagem-Ou-De-Ensinagem/pagina1.html#ixzz1IB9VB8w9

Nenhum comentário:

Postar um comentário